O que é Lead Desqualificado?
O mercado do marketing digital está repleto de profissionais formados por conta própria, fora da faculdade, e tudo bem. Não estou aqui pra cobrar o "diploma na parede".
Mas nessa massa de autodidatas está inserido um grupo de colegas sem metodologia, abordando clientes com informações sem fundamento e criando mitos difíceis de derrubar quando esses mesmos clientes chegam até nós.
Um deles é o mito do lead desqualificado. Contratar um gestor de tráfego que não possui conhecimento em marketing e comunicação é, basicamente, contratar um operador da plataforma ads.
Qualquer profissional que estudou (e interpretou) os 5 níveis de consciência do consumidor, saberia explicar ao seu cliente sobre funil de captação de leads e a necessidade de fornecer conteúdos próprios a cada um desses níveis.
O gestor de tráfego que pretenda alçar vôo solo e captar clientes finais ao invés de buscar parceria com agências de marketing, deveria saber ajudar seu cliente a definir sua persona e, juntos, criar a melhor estratégia para atrair essas pessoas.
Mas o que vemos no mercado são panfleteiros digitais de um lado, prometendo trazer clientes "quentes" para o seu nicho e empresários enganados do outro buscando gestores "especialistas" em plano de saúde, lojas de roupa, clínica de estética e por aí vai.
Logo teremos gestores especialistas em plano funeral, ortopedia, manutenção de máquina agrícola… a lista será infinita.
Minha justificativa para afirmar que o lead desqualificado é um mito se baseia na jornada do cliente.
Se o seu criativo comunica exatamente o que você vende, se os interesses foram bem definidos e a campanha foi ajustada, tudo que vier é lead. Uns frios (precisam do talento do empresário para converter) e outros quentes (prontos pra compra) simples assim.
Espero ter contribuído
